Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sistema financeiro dos EUA precisa de até US$1,2 tri, diz -analista

BANGALORE - O sistema financeiro norte-americano ainda precisa de pelo menos US$ 1,2 trilhão para restaurar a confiança e aumentar a liquidez nos mercados de crédito, disse Paul Miller, analista do Friedman Billings Ramsey.

Reuters |

Oito instituições financeiras -- Citigroup, Morgan Stanley, Goldman Sachs, Wells Fargo, JPMorgan Chase, AIG, Bank of America Corp e GE Financial -- necessitam muito fortemente de capital, disse ele.

"Capital de dívida ou capital do pacote de resgate do sistema financeiro (Tarp, na sigla em inglês) não é capital de verdade. Financiamento de dívidas a longo prazo não é a solução. Somente a injeção de capital tangível vai resolver a crise atual", afirma o analista em nota datada de 19 de novembro.

Atualmente, o sistema financeiro norte-americano tem 37 trilhões de dólares em dívida em circulação, citou ele.

Combinadas, as 8 instituições têm aproximadamente 12,2 trilhões de dólares em ativos e somente 406 bilhões de dólares de capital tangível, ou somente 3,4 por cento.

Segundo Miller, essas instituições precisam de 1 trilhão a 1,2 trilhão de dólares para restaurar seus balanço e voltarem a conceder crédito, dada a dependência dessas instituições em fundos de curto prazo e a natureza sem liquidez de sua base de ativos.

O grosso do capital terá que chegar pelo governo, disse Miller. O governo precisa tomar os passos iniciais para começar o processo e o capital privado e os lucros podem terminar o trabalho.

Leia tudo sobre: crise financeira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG