Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sistema europeu é sólido e garante economias dos clientes, dizem bancos

Bruxelas, 30 set (EFE).- A Federação Européia de Bancos (EBF, em inglês) lançou hoje uma mensagem de tranqüilidade e afirmou que o sistema bancário europeu tem solidez para passar pela crise financeira e garantir as economias de seus clientes.

EFE |

Em comunicado, a EBF lembrou que, "de forma geral, os depósitos dos particulares estão garantidos nos países da UE".

"Em todos os Estados-membros, (os depósitos) estão cobertos pelos sistemas nacionais de garantia, que formam uma parte integral da rede de segurança", afirmou a federação.

"A estrutura financeira que sustenta o modelo de bancos europeu é forte em termos de capital e garante acesso a fontes de financiamento diversificadas para as instituições", destacaram.

A EBF ressaltou que os bancos europeus estão submetidos a "regulação e supervisão de alto nível".

Em oposição, está o modelo dos Estados Unidos, "onde as várias estruturas reguladoras causaram confusão, onde as hipotecas 'subprime' surgem em uma parte não regulada do mercado e onde nem o acordo de capital de Basiléia II nem os Padrões Internacionais de Contabilidade são aplicados".

Em qualquer caso, os bancos confiam em que, após aprovado, o plano de resgate do Governo dos EUA "estabilizará a situação e restaurará a confiança nos mercados financeiros". EFE mvs/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG