Tamanho do texto

Depois de mexer duas vezes nas regras dos compulsórios (dinheiro captado pelas instituições financeira que é recolhido obrigatoriamente ao Banco Central) para ajudar os bancos em decorrência da falta de dinheiro em circulação no mercado, o Banco Central, agora, prepara um novo alívio para os agricultores e exportadores, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

    Segundo a publicação, o governo acredita minimizar o impacto nas três principais fontes de contaminação da economia brasileira pela crise financeira nos EUA.

    Segundo a "Folha", o objetivo é remanejar verbas orçamentárias para direcionar aos agricultores e reduzir o compulsório sobre os depósitos à vista (conta corrente) para aumentar o volume de recursos direcionados obrigatoriamente para empréstimos ao setor agrícola. A medida, porém, deverá ser provisória, com data de validade até junho para atender à safra 2008/2009.

    Além disso, o BC estuda usar parte das reservas do País em dólar e fazer leilões direcionados especificamente a linhas de crédito para exportação.

    Ainda de acordo com o jornal, no caso do socorro ao setor agrícola, a proposta está em discussão, mas a idéia é anunciar a medida nas próximas duas semanas -no mais tardar, no final deste mês.

    Leia mais sobre: crise nos EUA

      Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.