São Paulo, 22 - O Sindicato Nacional das Indústrias de Alimentação Animal (Sindirações) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, (Cepea/Esalq), irão criar o índice Cepea/Sindirações do custo de rações no Brasil. O secretário executivo do Sindirações, Ariovaldo Zanni, explica que o intuito do convênio firmado entre as duas entidades é realizar estudos estatísticos sobre os dados da indústria de alimentação animal e dar mais transparência ao processo de levantamento dos dados sobre o setor.

Além disso, o centro de estudos deverá divulgar boletins periódicos sobre as tendências de mercado para os associados do Sindirações.

O executivo explica que vem se reunindo com pesquisadores do centro de estudos desde maio para avaliar as linhas e a formatação do estudo, que será coordenado pelo pesquisador Sérgio de Zen. O relatório será elaborado nos moldes do estudo que o Cepea já realiza sobre os custos de produção da pecuária brasileira. As entidades ainda não definiram quando sairá o primeiro relatório, mas o executivo do Sindirações acredita que os dados possam ser divulgados a partir do final de agosto.

Com o desenvolvimento da agropecuária brasileira, a indústria de rações e suplementos minerais aposta no crescimento do setor. "É importante gerar informações para que os players do mercado conheçam melhor a realidade do setor e avaliem potenciais investimentos", explica Zanni. Segundo ele, o setor de alimentação animal está entre aqueles de grande potencial de crescimento no País.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.