Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sindicatos de pilotos e assistentes de vôo da Alitalia anunciam greve

Roma, 9 nov (EFE) - Os sindicatos que representam os pilotos e assistentes de vôo da Alitalia e que rejeitaram assinar o convênio coletivo com os próximos compradores da companhia aérea italiana anunciaram hoje 15 dias de greve entre novembro e maio de 2009 como protesto pela recusa de reabrir as negociações.

EFE |

As centrais sindicais AVIA, UP, SDL e ANPAC e ANPAV se opõem aos novos convênios coletivos oferecidos pela Companhia Aérea Italiana (CAI), formada por um grupo de empresários italianos, e que apresentaram uma oferta vinculativa pela Alitalia.

"A CAI, com a cumplicidade de Cgil, Cidl, Uil e Ugl (sindicatos que assinaram o acordo), não respeitou os convênios coletivos que tinham nos apresentado e tínhamos assinado em setembro", explicaram em uma nota conjunta os representantes de pilotos e assistentes de vôos.

Em detalhe, os sindicatos autônomos acusam os futuros compradores da Alitalia de não respeitar nas futuras contratações a antiguidade, assim como não permitir horários de meia jornada para as mães ou pessoas com problemas familiares.

Estes sindicatos pediram uma reunião com os empresários italianos para seguir negociando a assinatura dos novos contratos, mas esses não se mostraram disponíveis.

O presidente da CAI, Roberto Colaninno, indicou que devido à oposição destes sindicatos, o grupo oferecerá a cada trabalhador individualmente a assinatura do contrato, e que se faltarem pilotos as contratações estarão abertas a todos, incluindo aos empregados de outras companhias, como a irlandesa Ryanair.

As datas indicadas pelos sindicatos para as anunciadas mobilizações são 6 de dezembro e 7, 16 e 27 de janeiro de 2009; 9 e 20 de fevereiro de 2009; 3, 16 e 27 de março de 2009; 7 e 20 de abril de 2009, e 4, 15 e 26 de maio de 2009.

Estas datas se unirão à greve já prevista para 25 de novembro.

EFE ccg/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG