Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sindicatos aéreos italianos não chegam a acordo sobre Alitalia

Roma, 3 nov (EFE).- A falta de acordo marcou a reunião mantida hoje no aeroporto romano de Fiumicino entre os sindicatos que rejeitaram na sexta-feira o convênio coletivo incluído no plano de salvamento da Alitalia proposto pela Companhia Aérea Italiana (CAI).

EFE |

A reunião, convocada para decidir um plano de ação comum perante a proposta, prolongou-se por mais de quatro horas, que concluíram com a ausência do Anpav, sindicato de auxiliares de vôo, que abandonou a assembléia pouco após seu início.

Os quatro sindicatos de pilotos e auxiliares de vôo que concluíram a reunião, Avia, UP, SDL e Anpac, e que, junto a Anpav, rejeitaram na sexta-feira passada a proposta da CAI, exigiram a volta ao acordo alcançado em setembro passado, segundo eles, distante muito do posto sobre a mesa a semana passada.

"Estamos dispostos a empreender todas as iniciativas necessárias" para voltar aos acordos de setembro, afirmou Andrea Cavola, membro do SDL, na saída da reunião.

"Por enquanto, esperamos uma nova convocação (para chegar a um acordo) de parte da CAI e do Governo. Se não fizerem, nossa resposta será apropriada e rotunda", afirmou.

Já o Anpav, continuará com as reivindicações sindicais para os auxiliares de vôo que representa.

Enquanto isso, a companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair não descarta a possibilidade de contratar a alguns dos pilotos da Alitalia que não assinarem o convênio coletivo da CAI, consórcio de empresários que lançou uma oferta por suas áreas rentáveis.

Os ministros italianos do Trabalho, Maurizio Sacconi, e dos Transportes, Altero Matteoli, devem amanhã dar detalhes sobre os últimos progressos alcançados no caso pela salvação da Alitalia.

A companhia aérea italiana divulgou hoje um comunicado de imprensa no qual lembra que a oferta apresentada pela CAI é "vinculativo e irrevogável" até 30 de novembro. EFE mcs/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG