Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sindicato acusa Petrobras de manter grevistas em cárcere privado

CAMPOS (RJ) ¿ O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro) afirma que a Petrobras está dificultando a retirada dos funcionários grevistas que estão em plataformas em alto-mar. A paralisação teve início no início da madrugada desta segunda-feira.

Redação |

 

Segundo o diretor do Sindipetro, Vitor Carvalho, apesar de a Petrobras ter conseguido um interdito proibitório, liminar que obriga todos os grevistas a deixarem suas instalações, a empresa estaria dificultando o transporte dos funcionários para a terra firme.

Carvalho justifica a acusação explicando que as equipes de contingência, escaladas para  garantiar que não haverá desabastecimento, não são aptas a operar as plataformas de petróleo. E que, se os grevistas saírem das plataformas, o Sindipetro irá acusar a Petrobras de irresponsabilidade. O plano de contingência não prevê a escalação de pessoal capacitado. Uma plataforma é como um avião, não pode andar sem uma parte da tripulação, explica Carvalho. Segundo ele, a única solução possível para o impasse seria que a Petrobras fizesse uma proposta aos grevistas, já que em sua opinião não pode prescindir deles.

A assessoria de imprensa da Petrobras nega que esteja dificultando a saída dos grevistas das plataformas. A estatal alega que nem todos os funcionários saíram das plataformas porque este é um procedimento contínuo e que exige um esforço de logística. Além disso, a assessoria informou que somente retirando os grevistas é possível que a equipe de contingência possa ocupar seus lugares, já que o espaço na plataforma não comporta as duas equipes. Informou também que o pessoal que vai entrar provisoriamente é capacitado a realizar todas as atribuições necessárias ao funcionamento das plataformas.

Leia também:

  • Greve paralisa 33 das 42 plataformas da Petrobras, diz sindicato
  • Greve afeta quatro plataformas da Petrobras, diz Lobão
  • Petroleiros debatem amanhã greve nacional do setor  

     

    Leia mais sobre: Petrobras  

  • Leia tudo sobre: grevepetrobras

    Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG