Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Seul leva blogueiro à Justiça por espalhar rumores sobre economia

SEUL - O polêmico autor de um blog que teria lançado rumores falsos sobre a economia sul-coreana, conhecido como Minerva, será julgado em Seul por um tribunal especializado em questões financeiras, informou neste sábado a agência de notícias local Yonhap.

EFE |

O blogueiro, de 31 anos e sobrenome Park, ficou famoso na Coreia do Sul após fazer vários prognósticos muito precisos sobre a crise econômica global. Entre suas estimativas estava a quebra do gigante banco de investimentos americano Lehman Brothers.

Apesar do acerto de seus artigos, Park é um homem desempregado com educação limitada e total inexperiência no setor econômico.

As autoridades alegam que os posts do blog de Park, que escrevia sob o pseudônimo de "Minerva", custaram ao país pelo menos US$ 2 bilhões em perdas de reservas estrangeiras.

A audiência judicial de Park se centrará em determinar se os comentários do blog eram falsos, como alega a acusação.

Caso seja considerado culpado, Park, que jura inocência, pode pegar uma pena de no máximo cinco anos de prisão.

O blog do "Minerva" aumentou sua popularidade à medida que os efeitos da crise econômica eram mais evidentes na Coreia do Sul, especialmente entre os opositores do Governo.

Park assegura que é inocente das acusações de falsidade dos textos em seu blog, onde disse ter postado para ajudar "os menos privilegiados a compreender melhor as circunstâncias".

Leia mais sobre: blogs

 

Leia tudo sobre: seul

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG