Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Setor tecnológico de Taiwan recebe ajuda chinesa

Taipé, 4 fev (EFE).- O apoio do Governo, a ajuda chinesa e as medidas de corte de gastos melhoraram as perspectivas dos semicondutores, informática e telas de cristal líquido em Taiwan, setores vitais para a economia da ilha.

EFE |

O setor das telas de cristal líquido recebeu um forte empurrão com a promessa chinesa, em 17 de janeiro, de adquirir US$ 2 bilhões em telas, concretizados em pedidos no valor de mais de 10 milhões de unidades à taiuanesa Chi Mei.

O Governo da ilha impulsiona planos de reestruturação e consolidação nos setores de telas de cristal líquido e memória Dram, com promessas de apoio da Comissão de Supervisão Financeira para aliviar o peso das dívidas.

Bancos controlados pelo Governo taiuanês concederam, na terça-feira, empréstimos à ProMos, fabricante de memória Dram, no valor de US$ 148 milhões, o que mantém a empresa mais afetada deste setor.

A proposta governamental procura a consolidação do setor da memória Dram, liderado por Nan, Inotera Memories, Powerchip Semiconductor e ProMos Technologies, com a cooperação de empresas japonesas e americanas.

Na manufatura de telas de cristal líquido, a ilha enfrenta uma dura concorrência da Coreia do Sul, onde Samsung e LG controlam 32,5% e 23,5% do mercado mundial dos painéis maiores de 10 polegadas, respectivamente.

A forte queda da moeda sul-coreana também representa um obstáculo para as exportações taiuanesas na concorrência com as sul-coreanas.

A política chinesa de subvencionar a compra de eletrodomésticos com um máximo de 2 mil iuanes, a partir de 1º de fevereiro, pode reforçar o setor chinês de fabricação de televisores de cristal líquido.

A ajuda chinesa é um paradoxo na história de disputas entre os dois países desde a separação, em 1949, de Taiwan, que a China não reconhece como um país independente, mas como uma província rebelde.

EFE flp/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG