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Setor de serviços lidera reclamações, Telefônica fica em primeiro

SÃO PAULO - As empresas do setor de serviços foram as que mais registraram reclamações por parte dos consumidores no ano passado, com 57% do total, segundo ranking da Fundação Procon-SP divulgado hoje. A Telefônica lidera o ranking pelo quarto ano consecutivo.

Valor Online |

Em seguida aparecem Itaú, Eletropaulo, Sony, Tim, Claro, Bradesco, Unibanco, Banco Ibi e Embratel.

Apenas as empresas de telefonia e energia elétrica somaram 49% das demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo. Entre as dez empresas líderes de reclamações em 2009, cinco são desses setores.

No segundo lugar, aparece o setor financeiro, com 22%, seguido pela área de Produtos, com 18% do total. Os demais setores obtiveram, cada um, menos de 3%.

" É um absurdo o fato de as empresas de setores de serviços regulados serem as que mais apresentam problemas. Não é uma coincidência. Agências reguladoras como a Aneel e a Anatel também devem explicação à população " , disse o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Marrey, criticou a Aneel no que diz respeito aos problemas que a Eletropaulo vem apresentando.

(Karin Sato | Valor)

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