Tamanho do texto

A Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa) entregaram nesta quinta-feira ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, um estudo sobre as vendas no setor e solicitaram a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por seis meses.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237573952088&_c_=MiGComponente_C

O presidente da Abimóvel, José Luiz Fernandez, disse que a medida é necessária para alavancar as vendas, já que o setor tem sofrido com a redução das exportações em função da queda da demanda no mercado mundial.

Fernandez disse que o setor vendeu 5,7% menos em agosto deste ano na comparação com agosto de 2008. Informou também que as vendas para a Argentina, o segundo maior mercado comprador de móveis brasileiros, caíram 45% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O maior comprador de móveis do Brasil são os Estados Unidos. Segundo Fernandez, o pleito da indústria tem o apoio do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

Leia mais sobre IPI

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.