Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Serra mantém liderança em intenções de voto para 2010, revela CNT

BRASÍLIA - José Serra, governador paulistano e virtual candidato do PSDB ao Palácio do Planalto em 2010, continua a subir em todos os levantamentos sobre intenção de voto, revela a pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje. Já a virtual candidata governista, a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, ainda é desconhecida por boa fatia dos brasileiros (47,8%), mas 50,4% disseram conhecê-la ou que já ouviram sobre ela.

Valor Online |

Entre os que sabem sobre Dilma, 30,1% a consideram capaz, 15,5% capaz e simpática e 11,7% acreditam que a ministra é "capaz, mas antipática". E se ela tiver o apoio de Lula, 28,7% disseram que poderiam votar nela, enquanto só 15,2% transfeririam o voto diretamente para ela.

Na pesquisa espontânea, Lula ganharia de Serra por 20,4% a 10,6%. Nas questões eleitorais com lista de candidatos, o tucano aparece em alta acima de 45%, enquanto o governador mineiro e também tucano Aécio Neves obtém média de 25% quando lidera as listas.

Embora o presidente Lula e seu governo apareçam com recordes de popularidade, o diretor da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Bruno Baptista, acredita que a percepção da população brasileira sobre a crise financeira mundial deve ficar melhor espelhada nas próximas pesquisas.

Segundo ele, a crise ainda é, de certa forma, "pontual no país do ponto de vista da sociedade". Mas os efeitos dela passaram a ser sentidos neste último trimestre.

Dados da CNT apontam que, em novembro, o transporte de carga recuou 10% perante outubro. Tradicionalmente, conforme Baptista, há um crescimento médio entre 10% e 15% no transporte de produtos em novembro em relação a meses anteriores para ao abastecimento das vendas de fim de ano. "Este ano ocorreu o oposto", afirmou.

A 94ª. Pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, com 2 mil pessoas em 136 municípios, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG