O número de pedidos de falências de micro e pequenas empresas em fevereiro foi o menor em cinco anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações, divulgado hoje. Foram 106 pedidos em fevereiro, 8,6% a menos que os 116 requerimentos de janeiro.

Na avaliação da Serasa Experian, o número comprova a recuperação das companhias de pequeno porte, diante da melhora do cenário econômico brasileiro.

O número de micro e pequenas empresas com falência decretada caiu para 47 em fevereiro, ante 62 no mesmo período de 2009. Em janeiro deste ano, foram 63 falências decretadas. O indicador também mostrou melhora no índice de recuperações judiciais requeridas: 23 em fevereiro, queda de 62,3% em relação ao mesmo período em 2009 e de 48,9% ante janeiro de 2010.

Assim, o número de recuperações judiciais requeridas volta ao patamar pré-crise, sinalizando o aquecimento da economia, de acordo com a Serasa Experian. Segundo os economistas da instituição, a consolidação do crescimento econômico, especialmente a partir do segundo semestre de 2009, mais a redução da inadimplência, tanto das empresas quanto dos consumidores, têm melhorado a saúde financeira das empresas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.