Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Serasa indica menor devolução de cheques desde 2006

O volume de cheques devolvidos no País por falta de fundos registrou queda de 2% no acumulado de janeiro a agosto, ante o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Serasa. No acumulado deste ano foram devolvidos 19,7 cheques para cada 1 mil compensados.

Agência Estado |

Acordo Ortográfico

De janeiro a agosto de 2007 a relação era de 20,1 cheques devolvidos para cada 1 mil compensados. O assessor econômico da Serasa Carlos Henrique de Almeida destacou que o índice é o menor no acumulado desde 2006.

Na comparação entre agosto de 2008 e agosto de 2007, de acordo com a Serasa, o volume de cheques sem fundos caiu 5,3%. Em agosto deste ano foram 18 cheques devolvidos para cada 1 mil compensados. No mesmo mês do ano passado foram devolvidos 19.

Na avaliação de Almeida, a queda de inadimplência é resultado de uma "migração" dos consumidores para os financiamentos. "Os cheques à vista ou pré-datados oferecem curto prazo de pagamento. Isso permite melhor previsibilidade. Aqueles que estão com problemas financeiros buscam outras formas de pagamento com prazos maiores. O resultado é a queda de inadimplência nos cheques e o aumento de demanda por financiamentos", explicou.

Leia mais sobre cheque sem fundos

Leia tudo sobre: cheques devolvidosserasa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG