Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Senadores dos EUA chegam a acordo sobre pacote de ajuda à economia

O Senado dos Estados Unidos chegou a um acordo, na noite desta sexta-feira, sobre o pacote de socorro econômico proposto pelo presidente Barack Obama, no valor de US$ 780 bilhões.

Redação |

 

O pacote já havia sido aprovado pela Câmara dos Representantes na semana passada, mas a votação oficial no Senado só deve ocorrer no domingo. 

O plano contempla o investimento em infraestruturas, cortes de impostos, medidas energéticas, assim como ajudas para a educação, a saúde e os proprietários de imóveis, entre outras. O objetivo, segundo Obama, é reanimar a economia norte-americana, que vive o pior periodo desde a Grande Depressão dos anos 30.

Na noite de quarta-feira, o Senado decidiu pela flexibilização da controversa cláusula "Buy American" (compre produtos americanos) - considerada protecionista -, atrasando sua adoção pela oposição republicana e aumentando a ansiedade do resto do mundo.

Os senadores votaram com as mãos levantadas a mudança do texto e determinou que o plano de retomada deve respeitar as leis e tratados comerciais já existentes, ou seja, as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio).

O projeto continha uma cláusula protecionista que interditava a compra de aço, ferro ou produtos manufaturados estrangeiros para projetos financiados pelo plano de retomada de quase US$ 900 bilhões.

Leia também:

 

Leia mais sobre: crise financeira

Leia tudo sobre: crise financeira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG