Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Senado americano investiga agências de classificação de risco

Uma comissão do Senado americano abriu uma investigação sobre as causas da crise financeira mundial, tentando determinar o papel das agências de classificação de risco na explosão da bolha do setor imobiliário, informa nesta quinta-feira o Wall Street Journal.

AFP |

A comissão tenta descobrir se "as agências de classificação, movidas por conflitos de interesses, incentivaram investimentos em hipotecas, que acabaram despencando", destacou o jornal.

O senador republicano de Minnesota Norm Coleman indicou à publicação que a investigação pretende desvendar se a concorrência entre as agências de classificação as levaram a atribuir certas notas para ganhar contratos em alguns bancos.

Desde o início da crise dos empréstimos imobiliários de risco, chamados "subprime", nos Estados Unidos, que desembocou na crise financeira internacional, as agências de classificação, cuja função é avaliar a solvência das empresas e dos bancos que querem pegar dinheiro emprestado, vêm sendo regularmente acusadas de ter falhado.

maj/lm/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG