Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Semana curta, porém agitada na agenda financeira

Encurtada pelo Natal, a semana concentrará entre hoje e amanhã a divulgação de indicadores econômicos no Brasil e no exterior. Por aqui, há dois grandes destaques: relatório de inflação do Banco Central (BC), que sai hoje, e resumo das operações de crédito no País em novembro, que será anunciada amanhã.

Agência Estado |

O relatório de inflação traz informações importantes, como a expectativa do BC para o crescimento da economia e para o IPCA (índice que serve de referência para o sistema de metas de inflação), entre outros dados. O texto é lido com atenção pelos analistas de mercado, que usam as informações para balizar suas próprias projeções para taxa de juros, câmbio, etc.

A nota do BC sobre crédito também é aguardada com atenção, uma vez que permanecem no País as dúvidas sobre o comportamento dos bancos quanto à concessão de empréstimos. A escassez de financiamentos, que se seguiu ao agravamento da crise global, em meados de setembro, é uma das principais responsáveis pela forte queda da atividade econômica brasileira.

Nos Estados Unidos, sai amanhã a última revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre. A expectativa é de uma retração de 0,5%. No mesmo dia, será divulgado o Índice de Confiança do Consumidor, que revela a intenção dos americanos para as compras - que não tem sido das melhores. Na quarta-feira, saem dados sobre a renda e os gastos com consumo relativos ao mês de novembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG