Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Secretário-geral ibero-americano diz que A.Latina escapará da crise

Lisboa, 17 fev (EFE).- O titular da Secretaria-geral Ibero-americana, Enrique Iglesias, disse que a América Latina escapará da atual crise econômica, em entrevista publicada hoje no Diário Econômico, de Portugal.

EFE |

Iglesias disse que a América Latina está mais bem preparada para enfrentar a crise, devido ao crescimento sustentado na região durante os últimos anos, à baixa inflação e à correta política monetária realizada na região.

O antigo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) advertiu que, no entanto, a América Latina enfrentará problemas de restrição de crédito, tanto no setor público quanto para a empresa privada.

Iglesias ressaltou que a falta de crédito afetará especialmente as grandes empresas da região, que agora terão que recorrer ao mercado local para comprar dólares.

Sustentou que, neste novo cenário, acontecerá a desvalorização do real brasileiro e do peso mexicano, o que provocará empresas altamente endividadas nos mercados internacionais.

Além disso, indicou a dramática queda das remessas que chegam aos países latino-americanos a partir dos Estados Unidos, principalmente, devido à perda de emprego entre os imigrantes.

Iglesias ressaltou que, apesar de tudo que foi dito antes, a economia crescerá entre 1% e 2% na região durante 2008, o que, segundo ele, é um sinal de que a América Latina está mais bem preparada para enfrentar a crise.

O secretário-geral ibero-americano disse que a recuperação econômica em nível global só chegará a partir de 2011. EFE arm/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG