Tamanho do texto

SÃO PAULO - O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, e o dirigente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, pediram aos legisladores americanos que aprovem as medidas para modernizar o sistema financeiro dos Estados Unidos.

Em discurso no Comitê de Serviços Financeiros na Câmara dos Deputados, Paulson e Bernanke pressionaram por maior supervisão das instituições financeiras americanas e pela criação de um sistema que possa lidar com a quebra de grandes empresas do segmento.

Nossa arquitetura regulatória está desatualizada, sustentou o secretário do Tesouro dos EUA. Sentado ao lado de Paulson, o dirigente do banco central americano pediu novos poderes ao Fed para administrar os sistemas de pagamento. Observou ainda que o Congresso deve fortalecer o monitoramento de bancos de investimento.

No começo desta semana, Bernanke defendeu o maior controle das empresas financeiras e sugeriu uma extensão no crédito emergencial para bancos de investimentos no caso de prosseguir o aperto no mercado de crédito.

(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências internacionais)