O secretário de Energia americano, Steven Chu, levantou a possibilidade de se criar um imposto sobre as emissões de dióxido de carbono a fim de lutar contra o aquecimento climático, em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo New York Times.
A ideia de tributar essas emissões era tabu durante a campanha presidencial, já que nenhum candidato se arrsicou a propor uma energia mais cara em período de disparada de preços da gasolina.
Desde a chegada ao poder da administração Obama, o Congresso trabalha num projeto de um sistema de intercâmbio de cotas de emissão de gases que provocam o efeito estufa com base no modelo do mecanismo vigente na União Europeia.
Mas Chu observou que "outras soluções poderão surgir, principalmente um imposto sobre as emissões de gás carbônico".
Ex-prêmio Nobel de Física, Chu adverte há tempos sobre o perigo do aquecimento climático, apesar de reconhecer que será difícil conseguir a aprovação de uma lei sobre as emissões de CO2, que poderá implicar um aumento do preço da energia nos Estados Unidos.
O cientista afirma que a possibilidade "de pagar pelas emissões de gás carbônico a fim de começar a atacar o aquecimento climático", segundo o Times.
Chu afirmou, além disso, que o mundo precisa de inovações tecnológicas em três setores-chave, na luta contra esse fenômeno: baterias elétricas, energia solar e cultivos transformáveis em combustível.
bar/cn