Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Secretária do MS pede rápida liberação de recursos para safra 08/09

Brasília, 22 - A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Correia da Costa, afirmou hoje que a liberação de recursos adicionais para o crédito rural beneficia os agricultores do Estado, que começaram a cultivar a safra há uma semana. A secretária participou na tarde de hoje de reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Agência Estado |

No encontro, que contou com a presença do governador do Estado, André Puccinelli, o grupo pediu ao ministro agilidade na liberação dos recursos.

Tereza estimou que cerca de 20% da safra foi cultivada até agora no Mato Grosso do Sul, um dos últimos Estados a iniciar o plantio. No começo da semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo vai aumentar a alíquota dos recursos da poupança rural que obrigatoriamente devem ser investidos em agricultura. Com a mudança, mais R$ 2,5 bilhões serão colocados à disposição dos produtores rurais.

Apesar dos esforços para ampliar a oferta de crédito, o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS) disse que o governo não conseguirá suprir a demanda do setor por recursos. "A demanda é maior neste ano por causa da redução do financiamento por parte das tradings", disse. A secretaria estimou que a área plantada com grãos não deve cair na safra 2008/09, mas admitiu queda na produtividade das lavouras devido à redução no uso de insumos.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG