Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

SEC proíbe venda a descoberto de todas as ações a partir de amanhã

SÃO PAULO - A Securities and Exchange Commission (SEC), comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, determinou hoje que a partir das 12h01 de amanhã (no horário da costa Leste dos EUA) estarão proibidas as vendas a descoberto das ações de todas as empresas abertas listadas nos mercados norte-americanos. A SEC já havia lançado mão desta medida em 15 de julho deste ano, mas naquela oportunidade a regra só valia para os papéis das instituições financeiras e durou por 30 dias. A nova determinação é por tempo indeterminado, para coibir o que a comissão considera como atos ilegais. A série de medidas de hoje deixa suficientemente claro que a SEC tem tolerância zero com vendas a descoberto abusivas, disse o presidente da entidade, Christopher Cox.

Valor Online |

Quando apostam na queda de uma ação, os investidores podem alugar o papel de um outro aplicador e vendê-lo no mercado, com a expectativa de poder recomprá-lo no futuro a um preço menor, devolvendo a ação alugada e embolsando a diferença.

Nos Estados Unidos, no entanto, muitas vezes o investidor vende a ação mesmo antes de tê-la alugado. O que a SEC quer inibir é esse tipo de operação, especialmente quando o investidor vende a ação já sabendo que não pretende ou não conseguirá alugá-la e, portanto, acaba falhando na entrega.

Esse tipo de operação, na visão da SEC, permite que manipuladores forcem baixas das ações muito maiores do que ocorreriam sem esse tipo de transação.

"(Valor Online)"

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG