Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sebrae lança programa de franquia

O mercado de franquias tem crescido tanto no Brasil e despertado tanto interesse dos empreendedores que o Sebrae, voltado a orientar e prestar serviços a micros e pequenos, resolveu criar um programa só para tratar do sistema. Até então, os interessados em franquias encontravam especialistas apenas nas unidades do Sebrae em cidades maiores e não havia material específico.

Agência Estado |

A partir deste mês, entretanto, o órgão já tomou providências que incluem cursos, palestras, cartilha e ferramentas para acessar no seu site.

O programa, denominado Sebrae Franquias, é fruto de convênio que o Sebrae tem com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há alguns anos e que agora rendeu ações mais diretamente ligadas ao franchising.

O lançamento do programa ocorreu durante a ABF Franchising Expo 2008, realizada no fim do mês passado, em São Paulo. Aliás, conta Patrícia, o Sebrae realizou na feira da ABF este ano algumas palestras com duas horas de duração e que ficaram lotadas o tempo todo. "A procura foi enorme durante o evento", lembra.

Conforme a coordenadora do programa, Patrícia Mayana, há ações tanto para quem quer ser franqueado de alguma rede já existente, quanto para quem quer tornar o próprio negócio uma franquia (este o público maior, segundo ela).

"Precisávamos de um conteúdo sistematizado nacional porque a procura por informações é grande em todo o Brasil", explica Patrícia. Segundo ela, a meta é, daqui a dois ou três anos, dotar todas os balcões das unidades do órgão de especialistas para atender os interessados a ser franqueados ou franqueadores.

Um sinal de que a franquia tomaria mais atenção do Sebrae foi dado na Feira do Empreendedor, evento que percorre o Brasil inteiro, com várias ilhas relativas aos segmentos e temas, e que desde 2006 inclui uma ilha só referente a franquias.

Material

Para o candidato a franqueado de uma rede já existente, Patrícia explica que o Sebrae criou, por exemplo, ferramentas multimídia com acesso pelo site do Sebrae e em CD. Uma delas é um modelo que permite fazer o cruzamento do próprio perfil com o das franquias escolhidas para apurar o nível de compatibilidade.

Outra ferramenta é um questionário com 80 perguntas relativas a todos os aspectos que o interessado em ser franqueado deve procurar saber em relação à rede em que está interessado. Ambas as ferramentas estão disponíveis para download no site do Sebrae.

Para quem quer fazer do seu próprio negócio uma franquia, o Sebrae lançou a cartilha Como tornar sua empresa uma franquia, com 113 páginas, mais um CD. A publicação está à venda nos balcões do Sebrae e deve custar entre R$ 25 e R$ 30, segundo Patrícia. E todo o conteúdo da cartilha, diz ela, também está disponível no site do órgão para download. Na cartilha há itens como: como funciona um sistema de franchising; aspectos jurídicos; como divulgar sua franquia; e o processo de formatação.

Para ambos os grupos (candidatos a franqueados e franqueadores) o Sebrae vai realizar cursos e palestras. São cursos de 16 horas/aula com abordagem mais aprofundada do modelo em seus vários aspectos.

Crescimento

O setor de franchising vive um momento muito positivo economicamente, tendo crescido acima do esperado em 2007.

De acordo com levantamento da ABF, no ano passado o sistema de franchising registrou um faturamento recorde de R$ 46 bilhões, que representou um aumento de 15,6% em relação a 2006, o maior crescimento dos últimos sete anos. O número de empresas que adotou o sistema de franquias em 2007 subiu 18% em relação ao ano anterior. Atualmente, cerca de 1.200 empresas utilizam o sistema de franquia no Brasil.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG