Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

SCPC mostra que crediário caiu em dezembro e vendas à vista aumentaram

SÃO PAULO - O comércio varejista da capital paulista registrou no mês de dezembro uma alta significativa das vendas à vista, em contraponto à queda no movimento de compras parceladas. O movimento foi notado pelos instrumentos de análise de crédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Valor Online |

No mês do Natal - o mais movimentado do ano para o comércio - os acessos ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) na modalidade cheque, que indica compras à vista, cresceram 5,1% em relação ao último mês de 2007. Já o SCPC tradicional, cuja consulta é feita para compras parceladas, apontou uma diminuição de 1,3% na mesma base comparativa.

Emílio Alfieri, economista da associação, avalia que o comportamento do indicador revela efeitos da crise internacional, que resultou em forte redução de liquidez global e de oferta de crédito também no Brasil.

Considerando os dados do ano todo de 2008, no entanto, é possível notar crescimento importante nas consultas às duas modalidades de cadastro. No caso das compras em cheque, houve alta de 4,3% nas consultas.

Já os acessos a cadastros para realização de crediário tiveram aumento de 6,4% de janeiro a dezembro em comparação a 2007. Naquele ano, o SCPC registrou uma elevação de 6,2% sobre 2006, enquanto as consultas ao SCPC/Cheque avançaram 6,1%.

Leia tudo sobre: crédito

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG