Paris, 12 out (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, recebeu hoje no Palácio do Eliseu o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o presidente da Comissão Européia (órgão executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, com quem manterá uma reunião prévia à cúpula do Eurogrupo.

Sarkozy disse à imprensa que a crise financeira "é mundial", e antecipou: "nos resta uma longa tarde de trabalho", em relação à reunião urgente convocada na capital francesa entre os governantes dos quinze países da UE membros do Eurogrupo.

Enquanto Brown não fez declarações, Sarkozy aproveitou a chegada de Barroso para confirmar que o Governo francês anunciará na segunda-feira um pacote de medidas "para a França" em relação à gestão da crise financeira.

Dentro do palácio presidencial, já aguardavam o presidente rotativo do Eurogrupo e primeiro-ministro luxemburguês, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.

A reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido antecede o encontro, a partir das 17h (12h de Brasília), que acontecerá no mesmo local entre os líderes dos países que têm o euro como moeda comum. EFE ac/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.