Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sarkozy pede fim de restrição à exportação de alimentos

Líderes do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), que se reúnem a partir de hoje em Hokkaido, no Japão, afirmaram no fim de semana que pretendem adotar medidas que aliviem a crise dos alimentos. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, declarou em entrevista ao jornal japonês Yomiuri Shimbun que os países do G-8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, EUA, Reino Unido e Rússia) deveriam suspender as restrições às exportações de alimentos para ajudar a conter a crise, possibilitando que os países mais necessitados tenham acesso ao excedente de alimentos das nações mais ricas.

Agência Estado |

A chanceler alemã, Angela Merkel, espera que no encontro sejam adotadas medidas que "ofereçam um alívio no curto prazo para a crise, além de uma estratégia de longo prazo para aumentar a produção agrícola global", segundo um jornal alemão. De acordo com a revista Spiegel, Merkel afirmou em um documento enviado aos colegas do G-8 que acredita que o forte aumento dos custos dos alimentos pode "colocar em perigo a democratização, desestabilizar alguns países e se tornar um problema de segurança internacional". A chanceler afirmou no documento que a Alemanha irá liberar US$ 750 milhões este ano para ajudar os países pobres na questão da alimentação.

Os líderes reunidos no Japão deverão entrar em um acordo para adotar um novo sistema de reserva de alimentos. Segundo o jornal japonês Asahi Shimbun, os membros do G-8 deverão contribuir com uma reserva global de grãos. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou que pedirá ao líderes do G-8 que aumentem os embarques de alimentos, fertilizantes e sementes para os países necessitados, e que reduzam as barreiras aos produtos agrícolas geneticamente modificados (transgênicos). As informações são de agências de notícias internacionais. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG