decisões serão tomadas na reunião do G20 em Washington - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sarkozy: decisões serão tomadas na reunião do G20 em Washington

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou neste sábado em Pequim que decisões sobre a crise internacional financeira serão tomadas durante a reunião do G20 em Washington, marcada para o dia 15 de novembro.

AFP |

"O que o primeiro-ministro chinês (Wen Jiabao) disse ilustra bem o estado de ânimo de nossos amigos da Ásia", declarou Sarkozy ao término da cúpula Ásia-Europa (Asem), realizada em Pequim.

"Antes da preparação desta cúpula (de Washington), todos eles indicaram sua vontade de que esta reunião seja conclusiva, que decisões sejam tomadas", continuou.

"E todos compreenderam perfeitamente que não é possível se reunir apenas para falar. Decisões serão tomadas", concluiu o chefe de Estado francês e presidente em exercício da União Européia (UE), um dos líderes mundiais que mais insistiu para que se organizasse o encontro na capital americana.

O premier Wen Jiabao havia afirmado neste sábado que a China assumirá um papel ativo na cúpula de Washington - sem informar, no entanto, quem representará seu país na reunião.

"Nós tomaremos parte ativa na próxima cúpula financeira internacional que acontecerá em Washington DC", disse Wen à imprensa após a reunião da Acem, que reuniu mais de 40 países.

O G20 é formado pelas grandes nações industrializadas do G8 (Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Grã-Bretanha, Rússia) e por 11 nações emergentes, mais os Estados da União Européia.

Leia mais sobre: crise financeira

Para saber mais

Leia tudo sobre: crise financeira

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG