Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sarkozy anuncia reunião em Berlim prévia à cúpula do G20

Paris, 8 jan (EFE).- Os países-membros do G20 manterão nas próximas semanas uma reunião preparatória em Berlim da cúpula que devem realizar em abril, em Londres, anunciou hoje o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

EFE |

Os membros europeus do G20 manterão esse encontro prévio na capital alemã a fim de "falar com uma só voz" sobre as soluções para a crise financeira mundial e a "'refundação' do capitalismo", acrescentou o chefe de Estado francês.

Na reunião de abril, o grupo, que reúne os países mais ricos do mundo e os emergentes mais importantes, deve debater sobre "a reforma a grande escala da arquitetura econômica internacional", como explicou o anfitrião da cúpula, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

Sarkozy anunciou a reunião de Berlim na presença da chanceler alemã, Angela Merkel, que participou hoje em Paris na abertura de um colóquio organizado para debater precisamente sobre a idéia da 'refundação' do capitalismo, e que afirmou que os Estados Unidos terão que escutar as propostas européias.

"Esperamos que nossas idéias não se encontrem com ouvidos surdos", disse a chanceler, ao ser perguntada sobre a atitude que confia em encontrar do Governo americano sob Barack Obama, que assume a Presidência em 20 de janeiro.

Sarkozy, por sua parte, assegurou que os europeus "não deixaremos que se nos imponha um imobilismo que nos conduziria à mesma situação". EFE jam/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG