Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sandero mal chegou e já é um vencedor

Lançado em janeiro, o Renault Sandero chegou superando o VW Fox, nosso último campeão na categoria. O caçula do segmento venceu também Ford Fiesta, Fiat Palio e Chevrolet Corsa por seguir a mesma cartilha do Logan, sedã com o qual compartilha plataforma.

Agência Estado |

Assim como o "irmão" maior, oferece espaço de médio por preço de compacto.

A distância entre os eixos é de 2,59 metros, maior que a do VW Golf, por exemplo, e próxima à do Peugeot 307, de 2,6 m. Assim, a acomodação de pessoas na cabine é um problema que passa longe do Sandero.

O porta-malas de 320 litros é outro destaque. Entre seus rivais diretos, o modelo cujo bagageiro mais se aproxima dessa capacidade é o Fiesta, com 305 l.

As características acima garantiram a vitória do Sandero, pois em preço e desempenho a disputa foi acirrada. A tabela do Renault 1.0 parte de R$ 30.690 (R$ 370 a mais que a do Palio ELX). Corsa, Fox e Fiesta são mais caros: têm preços a partir de R$ 30.920, R$ 31.020 e R$ 31.765, respectivamente.

O motor 1.0 flexível do Sandero entrega até 77 cv, 2 cv a menos que o de 1 litro do Corsa. O do Fox gera 76 cv. Com 66 cv (álcool), o propulsor do Palio fica na "lanterna".

Quanto ao comportamento, a suspensão do Sandero proporciona conforto ao dirigir sem ser demasiadamente macia. Seu câmbio colabora para uma condução agradável, mas tem engates menos precisos que os do Fox.

O acabamento não investe no requinte de alguns de seus rivais. Há detalhes frágeis na cabine. Mesmo sem as linhas retas do Logan, o exterior não agrada a todos.

Em vendas, o hatch da Renault herda compartilha o problema com o Logan. Prova disso são as 18.473 unidades vendidas de janeiro a julho (cerca de 30% delas, ou 6 mil, correspondem à versão 1.0), número irrisório ante os 60.763 licenciamentos da linha Fox no mesmo período.

A Ford registrou vendas de 28.588 unidades do Fiesta (a maioria delas equipada com motor 1.0). Corsa e Palio ELX também aparecem na frente do Sandero.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG