SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard & Poor informou nesta segunda-feira que mudou, de positiva para estável, a perspectiva para os ratings dos bancos Daycoval e Indusval. A S&P manteve o rating de longo prazo de ambos, fixado atualmente em BB-. A revisão na perspectiva para os ratings do Daycoval e do Indusval incorporam o cenário operacional mais desafiador para instituições financeiras no Brasil como consequência da turbulência nos mercados financeiros globais, disse o analista de crédito da S&P Marcelo Peixoto.

Dentre as instituições financeiras do país avaliadas pela agência, os dois bancos eram os únicos que tinham perspectivas positivas, indicando que ambos poderiam ter uma melhora de rating se eles mantivessem a tendência de rápido crescimento combinado com performance financeira sólida.

No entanto, o cenário atual para instituições financeiras, com liquidez mais apertada no setor e o potencial para margens menores, limita a chance de elevação para qualquer banco com rating de categoria especulativa num prazo de 12 a 18 meses, considerou a agência, em relatório.

"A revisão não significa que estejamos enxergando um enfrquecimento no plano de negócios desses bancos", explicou Peixoto. "Porém, as limitadas opções de funding para bancos de nicho constitui um desafio financeiro e um maior fator de risco para os ratings do setor como um todo", acrescenta o relatório.

(Reportagem de Aluísio Alves)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.