Londres, 27 jan (EFE).- A agência internacional de avaliação de risco Standard & Poors (S&P) colocou hoje sob vigilância com implicações negativas a classificação BBB- (qualidade aceitável) da companhia aérea britânica British Airways (BA).

Em comunicado emitido de sua sede em Londres, a S&P tomou a decisão após a BA advertir, ontem, que prevê fechar o ano fiscal 2008-2009 com perdas operacionais de 150 milhões de libras (cerca de 158 milhões de euros).

A companhia aérea justificou essa projeção pelo enfraquecimento do negócio como consequência da recessão econômica, assim como pela queda da libra, que nas últimas semanas caiu em relação ao euro e ao dólar.

"As condições do mercado para as companhias aéreas européias caíram de forma significativa nos últimos tempos e o contexto do negócio é muito sombrio", afirmou Standard & Poor's.

A S&P admitiu que "a profundidade e a duração da desaceleração é incerta", apesar de ressaltar que a "recuperação levará tempo" e que é "improvável" uma melhora do setor da aviação em 2009. EFE pa/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.