Por Angela Moon NOVA YORK (Reuters) - Os índices Standard & Poors 500 e Nasdaq encerraram em leve queda nesta segunda-feira, enquanto o Dow Jones reverteu os ganhos ao longo da sessão e fechou praticamente estável. Comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, alimentaram nervosismo com a recuperação da economia.

O Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve oscilação positiva de 0,01 por cento, para 10.390 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,22 por cento, para 2.189 pontos.

O S&P 500 perdeu 0,25 por cento, para 1.103 pontos.

Os papéis dos setores financeiro e tecnológico estiveram entre os que mais pesaram sobre o mercado. O índice financeiro do S&P perdeu 1,6 por cento, enquanto o de bancos KBW cedeu 2,1 por cento.

Falando ao Clube Econômico de Washington, Bernanke disse que a inflação pode permanecer sob controle, mas a taxa de desemprego nos EUA deve continuar elevada por algum tempo.

Inicialmente, os comentários do chairman do Fed levantaram as ações e derrubaram o dólar, mas depois alguns investidores travaram posições.

Bernanke afirmou que a economia norte-americana enfrenta "obstáculos formidáveis", entre eles o fraco mercado de trabalho e as condições de crédito limitado, que têm persistido apesar dos esforços do Fed para dar suporte à economia.

"Obviamente, houve um impulso inicial, mas à medida que as pessoas olharam mais para isso, elas se deram conta... de que realmente temos enfrentado 'obstáculos formidáveis'", disse Tim Speiss, sócio da Eisner LLC, em Nova York.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.