Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Salão do Automóvel começa em Detroit em contexto de crise extrema

Detroit (EUA.), 11 jan (EFE).

EFE |

- O Salão Internacional do Automóvel da América do Norte (Naias) começou hoje em Detroit com o clássico dia para a imprensa especializada em meio à grave crise que ameaça a sobrevivência das principais montadoras americanas.

A General Motors e a Chrysler (respectivamente os números 1 e 3 entre as montadoras americanas) se viram forçadas a pedir ao Governo federal um total de US$ 17,4 bilhões para manterem suas fábricas em funcionamento durante os próximos meses.

A Ford, a segunda maior montadora americana, evitou por enquanto recorrer ao erário, mas afirmou que poderia precisar que as autoridades lhe concedam uma linha de crédito ao longo do ano.

A atual edição do Salão de Detroit, o mais importante do continente americano e um dos principais do mundo, também está marcada pela ausência de algumas das principais montadoras asiáticas.

A japonesa Nissan decidiu não comparecer a Detroit, afirmando que não poderá estar presente porque não lançará nenhum novo modelo nos próximos meses. As também japonesas Suzuki e Mitsubishi também não compareceram a Detroit.

Além disso, o principal diretor de Honda, Takeo Fukui, pela primeira vez desde 2003 não visitará o evento.

Honda, Chrysler, GM, Ford e outras montadoras reduziram sua presença no Salão, seja eliminando entrevistas coletivas ou reduzindo ao mínimo os eventos, com o intuito de diminuírem os custos.

Quanto às principais novidades do Salão, as montadoras se concentraram na apresentação de modelos econômicos e de lançamentos iminentes, em detrimento de protótipos futuristas.

A Honda apresentará o híbrido Insight, enquanto Toyota escolheu Detroit para a estréia mundial da terceira geração do também híbrido Prius.

Já a Ford lançará o novo Taurus e apresentará o Ford Fusion 2010 (tanto convencional como híbrido). EFE jcr/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG