Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Safra agrícola mundial vai cair em 2009, diz FAO

São Paulo, 19 - Depois de uma produção recorde em 2008, a crise mundial deve fazer com que as safras de trigo na Europa e Estados Unidos sejam reduzidas em 2009 e deve afetar até mesmo a produção de milho da Argentina. Os dados são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que aponta que, em 2008, o mundo registrou uma produção recorde de cereais.

Agência Estado |

No Brasil, a produção de trigo será a maior em quatro anos. Mas 963 milhões de pessoas no mundo continuam mal nutridas e o número de famintos aumentou em 100 milhões neste ano. Em 2008, grande parte do aumento de produção veio dos países ricos. O resultado da safra recorde foi uma queda relativa nos preços.

A produção recorde do mundo, portanto, simplesmente não chegou aos mais necessitados e, em 2009, a crise deve ser ainda pior. Isso porque a crise financeira internacional e a queda no consumo nos países ricos devem afetar a produção nesses países em 2009. A safra de trigo na Europa e nos Estados Unidos devem ser menores. A safra de inverno americana, por exemplo, é responsável por 80% da produção de trigo do maior exportador do mundo. Mas, em 2009, a área plantada deve ser reduzida em 3% a 4%.

Na Europa, a produção será reduzida em 2%, mesmo com incentivos dados pela UE. Outros grandes produtores, como Rússia e Ucrânia, também terão uma queda da área plantada de trigo em 2009. Na América do Sul, a safra de 2008 ainda está sendo colhida. Mas a seca que atingiu a Argentina não conseguirá ser compensada pela boa perspectiva de produção do Brasil. No total, a região produzirá menos cereais que em 2007. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG