Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Safra 09/10 terá mais cana disponível e moagem menor, prevê Datagro

São Paulo, 27 - A safra 2009/10 de cana-de-açúcar do Brasil, que tem início em abril de 2009, deve voltar a apresentar um grande volume de cana em pé, sem condições de ser processada, de acordo com o presidente da Datagro, Plínio Nastari, em seu pronunciamento na abertura da oitava Conferência Internacional Datagro de Açúcar e Álcool. Segundo ele, apesar de expectativa de preços maiores no médio prazo, a falta de crédito implica a paralisação de investimentos e maior dificuldade de novas usinas entrarem em operação.

Agência Estado |

"Teremos mais cana disponível mas a moagem será menor", explica. Nastari também afirma que haverá uma redução no rendimento industrial da cana processada em função da redução da aplicação de adubos e defensivos, conseqüência da retração das linhas de crédito.

Nastari afirma que, diante destes fatos, a demanda tende a crescer mais do que a oferta, o que vai ter um impacto positivo nos preços, além de criar um aumento na volatilidade das cotações no mercado, principalmente entre safra e entressafra. Para o médio prazo, o consultor prevê fundamentos positivos para o Brasil. Segundo ele, a Índia deve voltar a ser importadora de açúcar, comprando 1 milhão de toneladas na safra 2008/09 no mercado internacional e 4,5 milhões de toneladas em 2009/10. "Em 2008/09, o déficit mundial de açúcar já deve atingir 4 milhões de toneladas", disse.

A expectativa é de que o mercado internacional de etanol também continue crescendo e o Brasil siga exportando principalmente para os Estados Unidos e para a Europa. "Na Europa, a redução de subsídios anunciada pela Alemanha e pela França devem incentivar as importações", informa.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG