Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Rússia volta a importar carne bovina de Goiás

SÃO PAULO - O Estado de Goiás, com exceção do município de Cavalcante, poderá voltar a exportar a partir desta segunda-feira carne bovina para a Rússia, informou o Ministério da Agricultura. A Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério foi comunicada da decisão pelo Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia.

Valor Online |

As exportações do Estado para a Rússia foram suspensas no dia 27 de junho, após registro de um foco de estomatite vesicular em Cavalcante, no norte de Goiás. Acordo sanitário firmado entre os dois países determina que, em caso de registro de doença como a que foi identificada, o Estado brasileiro afetado fica impedido de exportar por um período de 12 meses.

Goiás respondeu por cerca de 25% das exportações brasileiras de carne para a Rússia de janeiro a junho de 2008. No mesmo período, o Estado comercializou US$ 184,6 milhões, segundo o ministério. O Brasil exportou nesse primeiro semestre quase US$ 730 milhões.

A retomada da exportações foi possível graças ao princípio de zona de contenção, conceito definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), segundo o ministério. Por esse princípio, só a área afetada segue embargada.

Leia mais sobre exportação

Leia tudo sobre: exportação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG