Moscou, 30 jan (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, pediu hoje a Belarus para combater a atual crise avançando na integração econômica, comercial e aduaneira com a Rússia.
"É preciso aproveitar ao máximo as vantagens da integração, ampliando o desenvolvimento do comércio conjunto e fortalecendo a cooperação industrial", afirmou Putin em discurso na reunião do conselho de ministros da União Estadual Rússia-Belarus.
Putin afirmou que a cooperação "minimizaria as consequências negativas da crise, por isso são necessárias ações conjuntas e eficazes", segundo a agência "Interfax".
O primeiro-ministro russo, atual chefe do conselho de ministros da União Estadual, lembrou a importância de formar uma união aduaneira e um espaço econômico comum entre os países.
Além disso, Putin acertou com seu colega bielo-russo, Serguei Sidorsky, a assinatura de um plano conjunto contra a crise.
Putin calculou hoje em mais de US$ 34 bilhões as trocas comerciais bilaterais em 2008.
O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, fundou a associação interestadual em 1996 junto ao então líder russo Boris Yeltsin.
Este projeto está estagnado há anos devido à falta de acordo sobre o nível de integração dos países, ex-repúblicas soviéticas.
EFE io/db