Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Rússia não é mais um fornecedor confiável de gás, diz AIE

MADRI - A Rússia perdeu seu status de fornecedor confiável de gás para a Europa depois que membros da União Europeia tiveram o abastecimento interrompido por dias, disse na quinta-feira a Agência Internacional de Energia (AIE). A agência aconselha países industrializados no que se refere a política energética.

Reuters |

 

"A Rússia pôs fim a seu status de ser um fornecedor confiável de gás à Europa", disse o economista-chefe da AIE Fatih Birol em uma conferência em Madri.

"A crise de gás entre Rússia e Ucrânia é outra chamada para que os países da UE reestruturem suas questões energéticas".

Um acordo patrocinado pela UE deveria garantir a oferta de gás russo para a Europa via Ucrânia na terça-feira, apesar do impasse em relação aos preços, com monitores internacionais destacados para garantir que a Ucrânia não roubasse o gás, como Moscou alega.

Mas não foi possível resolver o impasse e a disputa continua a prejudicar a oferta para 18 países, forçando fábricas a fecharem e causando problemas a famílias devido ao forte inverno.

Monitores da UE disseram na quinta-feira que não há fluxo de gás da Rússia para a Europa via Ucrânia, o que aumenta a frustração na UE com o fracasso dos dois países em resolverem a disputa.

Leia mais sobre gás

Leia tudo sobre: gás

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG