Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Rússia espera substituir Argentina como fornecedora de trigo para Brasil

Moscou, 19 fev (EFE).- A Rússia se oferece para fornecer até um milhão de toneladas de trigo anuais para o Brasil e substituir em parte neste mercado a Argentina, disse hoje o ministro de Agricultura da Rússia, Alexei Gordéyev.

EFE |

O ministro afirmou isto por ocasião dos memorandos de fornecimento de grão russo para o Brasil e de soja brasileira para a Rússia que foram assinados hoje pelo chefe adjunto do Serviço de Controle Veterinário e Fitossanitário russo, Grigori Kovalev, e pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura brasileiro, Inacio Kroetz.

Gordéyev afirmou que a Argentina, que fornecia ao Brasil anualmente até dois milhões de toneladas de grão, este ano sofreu uma dura seca e tem limitadas suas possibilidades de exportação, diz a agência "Interfax".

O departamento de Agricultura da Rússia explicou que os documentos assinados hoje "de fato abrem o caminho do trigo russo para o Brasil e da soja brasileira para a Rússia", pois estabelecem as principais condições e requisitos para os produtos dos dois países.

Um porta-voz ministerial afirmou que o fornecimento de soja começará após especialistas russos inspecionarem o sistema de controle fitossanitário e as empresas provedoras, cuja relação o Governo brasileiro deverá apresentar no prazo de um mês.

Por outro lado, especialistas brasileiros que chegaram à Rússia na última semana acabam de concluir as correspondentes inspeções e de aprovar o sistema russo, incluído o controle da qualidade do trigo e dos produtos de sua elaboração. EFE se/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG