Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Rússia defende maior cooperação com Opep

O vice-primeiro-ministro russo Igor Setchin sugeriu nesta terça-feira a intensificação da cooperação com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), segundo informações da agência Dow Jones divulgadas durante a reunião do cartel em Viena, à qual a Rússia foi convidada.

AFP |

Trata-se do mais alto representante russo a participar de uma reunião da Opep em mais de 10 anos.

Segundo Setchin, "um projeto de memorando de acordo será apresentado" ao presidente da Opep, o argelino Chakib Khelil, e a seu secretário-geral, Abdallah el-Badri, para desenvolver uma cooperação reforçada entre a Rússia e o grupo de países exportadores de petróleo.

A Opep ainda não reagiu à proposta russa.

Uma aliança entre a Opep, que controla 40% da produção mundial, e o gigante petroleiro russo, que briga com a Arábia Saudita pelo título de primeiro produtor mundial, seria uma péssima notícia para os países consumidores, que tentam reduzir sua dependência energética em relação à Rússia.

Ainda segundo Setchin, parte desta cooperação seria dedicada à criação de "um ambiente estável para os preços", tanto para os produtores como para os consumidores.

O vice-primeiro-ministro russo lembrou que a Rússia e a Arábia Saudita produzem, juntas, 20% de todo o petróleo do mundo.

Leia mais sobre Opep

Leia tudo sobre: opep

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG