Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

RS tem estiagem em cinco de cada 10 anos, indica Agritempo

Porto Alegre, 28 - O Rio Grande do Sul convive há décadas com ciclos de estiagem durante o verão, mostram dados do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo). A cada dez anos, há falta de chuvas em pelo menos cinco deles, comparou o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ivan Rodrigues.

Agência Estado |

O impacto maior é sobre a agricultura. "Este ano, ao longo de janeiro, apenas as regiões leste e nordeste apresentaram excedentes de chuva e as demais tiveram chuvas abaixo do volume esperado", acrescentou.

Na safra 2008/09, não há sinais claros de influência dos fenômenos El Niño e La Niña e, por isso, a quantidade e distribuição das chuvas ficam mais irregulares, explicou Rodrigues. Como a estiagem é um problema frequente, o ideal seria buscar culturas perenes alternativas, mas a mudança depende da demanda de mercado, lembrou ele. Entre as pesquisas sobre adaptação de culturas às condições climáticas da região sul, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma variedade de arroz irrigado que utiliza menor quantidade de água, pois tem um ciclo reduzido, de aproximadamente cem dias.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG