Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

RS reduz ICMS do trigo em grão para SP, MG e RJ

Porto Alegre, 01 - O governo gaúcho acolheu reivindicação dos triticultores e reduziu de 12% para 2% a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do trigo em grão na venda para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O decreto com a medida será publicado amanhã e valerá até março de 2009.

Agência Estado |

O setor buscava ICMS menor na negociação com qualquer Estado, mas considerou que a decisão ajuda na comercialização do cereal, comentou o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro), Rui Polidoro Pinto.

A venda da safra está em ritmo lento no Rio Grande do Sul, segundo produtor nacional, embora a colheita já tenha superado 85% da área semeada na safra 2008/09. O produto colhido tem dificuldades de encontrar mercado, seja por falta de interesse dos compradores ou de preço remunerador. Há problemas de qualidade na safra, principalmente por causa das chuvas freqüentes em outubro. O presidente da FecoAgro comentou que há redução da força de glúten em algumas áreas colhidas, mas o volume deve se aproximar de 2 milhões de toneladas.

O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, disse que o benefício valerá para estes três Estados porque eles reduziram o ICMS na importação do trigo e isentaram as operações com farinha e derivados. Na safra passada, o Estado produziu 1,528 milhão de toneladas de trigo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG