Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Royal Bank of Scotland alerta para pesado prejuízo em 2008

SÃO PAULO - O banco britânico Royal Bank of Scotland (RBS) alertou hoje que seu prejuízo em 2008 foi pior do que o esperado. O grupo pode ter perdido até 28 bilhões de libras.

Valor Online |

Se confirmado, será o maior prejuízo já registrado por uma empresa britânica.

De acordo com comunicado distribuído hoje, o RBS pode depreciar o valor de aquisições recentes em 15 bilhões a 20 bilhões de libras. Boa parte desse ajuste se refere à compra do holandês ABN Amro, adquirido em consórcio com o espanhol Santander e o belga Fortis.

A baixa no valor dos ativos se somaria a uma perda de 7 bilhões a 8 bilhões de libras nas atividades bancárias, provocada principalmente pelos investimentos mal-sucedidos em ativos americanos atrelados a hipotecas. Na pior das previsões, portanto, a perda chegaria a 28 bilhões de libras.

" O desarranjo nos mercados de crédito e a retração da economia global continuam a atingir fortemente o RBS, assim como a muitos outros bancos. Estamos fazendo progressos ao reconhecer o excesso de risco e ao lidar com isso. Incertezas significativas e riscos inevitavelmente permanecem " , afirmou em nota o principal executivo do banco, Stephen Hester.

O RBS também anunciou que pretende substituir as ações preferenciais detidas pelo governo britânico por ações ordinárias e que, para isso, fará uma oferta de 5 bilhões de libras em papéis.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG