Tamanho do texto

Por Doug Palmer LIMA (Reuters) - O chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, não deve convocar outra reunião ministerial a menos que haja um boa chance para avançar, disse na sexta-feira a principal autoridade comercial de Estados Unidos.

"Acredito que estamos convencidos de que não se pode suportar outro fracasso ministerial", disse à Reuters Susan Schwab, representante comercial de Estados Unidos, durante a reunião de líderes da Apec, que começa neste sábado em Lima.

Schwab, no entanto, afirmou que acredita ser possível um avanço nas negociações e que a perspectiva de uma reunião ministerial é necessária para obrigar os países a avaliar as concessões necessárias para que se alcance um acordo.

Ao ser perguntada se os Estados Unidos estavam preparados a se comprometer para resolver o impasse, Schwab disse: "A resposta é sim. Entendemos que devemos contribuir."

Os presidentes de EUA, George W. Bush, e da China, Hu Jintao, junto com líderes de outros 19 países estão reunidos na capital peruana para p fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) e se espera que emitam uma declaração conjunta no domingo, fazendo um apelo por avanços na Rodada de Doha antes do fim de 2008.

(Por Todd Eastham)