Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

RJ aprova 6 novos terminais para exportação de minério

O Governo do Estado do Rio de Janeiro concluiu estudo para implantação de novos projetos na região da Baía de Sepetiba, sul do Estado. Segundo nota da Secretaria de Desenvolvimento, foram analisados no total oito empreendimentos privados e um público para terminais de exportação de minério de ferro, dos quais seis foram aprovados e três negados.

Agência Estado |

Também foi aprovada a instalação de dois estaleiros, sendo um da Marinha do Brasil e outro a ser licitado por Docas. A área de Docas será de 1,5 milhão de metros quadrados, para construção de plataformas e navios de grande porte, enquanto a Marinha vai trabalhar em submarinos convencionais e nucleares em parceria com a França.

Entre os empreendimentos analisados, a equipe técnica concluiu que seis terminais (Petrobras, Usiminas, CSN, LLX, Gerdau e Docas), em Itaguaí, são de interesse do Estado e negou aval para os três restantes, em Mangaratiba, (Brazore, Ferrous Resoucers do Brasil e BHP Billiton).

Com a implantação dos novos projetos no porto, a Secretaria de Desenvolvimento estima que será aberto espaço para escoamento de cerca de 250 milhões de toneladas de minério por ano, o que praticamente dobra a capacidade atual do País.

O estudo para os novos projetos foi feito por um grupo de trabalho coordenado por técnicos do setor de Desenvolvimento, e contou ainda com as secretarias de Ambiente e de Transportes, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Companhia Docas do Rio de Janeiro. Os estaleiros também foram aprovados.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG