Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Rio Tinto vende projetos no Brasil e na Argentina à Vale do Rio Doce

A anglo-australiano da mineradora Rio Tinto anunciou nesta sexta-feira a venda de seu projeto de desenvolvimento de potássio na Argentina e de uma mina de ferro em Corumbá, no Brasil, por 1,6 bilhão de dólares para tentar reduzir suas gigantescas dívidas.

AFP |

A terceira companhia mineradora do mundo, que luta por conseguir fundos para pagar sua dívida de 10 bilhões de dólares e tem intenções de demitir 14.000 empregados no mundo, indicou que venderá estas propridades à Companhia Vale do Rio Doce.

O projeto de desenvolvimento de potássio do Rio Colorado na Argentina dará à Rio Tinto 850 milhões de dólares, e pela mina de ferro brasileira de Corumbá e suas operações logísticas no Paraguai cobrará 750 milhões de dólares.

"Esta transação demonstra a profundidae e a qualidade de nossos ativos e nossa capacidade de revalorizar os títulos para que os acionistas, apesar das dificuldades nos mercados creditícios e as condições econômicas", indicou o diretor de finanças da companhia, Guy Elliot.

"Isso é um grande avanço para alcançar nosso objetivo de reduzir a dívida em 10 bilhões de dólares em 2009", acrescentou.

A venda da mina de Corumbá depende da aprovação das autoridades, mas não é preciso aprovação para completar a transação do projeto de potássio.

ml/mc/cn

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG