Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

RIM e Salesforce.com fecham parceria para oferecer aplicativos corporativos pelo BlackBerry

SÃO PAULO - A Research In Motion (RIM), fabricante do smartphone BlackBerry, e a Salesforce.com, desenvolvedora de aplicativos corporativos com base na internet, anunciaram hoje um acordo de parceria com foco no mercado brasileiro. As duas desenvolveram um sistema que integra os aplicativos da Salesforce.com a todos os aparelhos da linha BlackBerry.

Valor Online |

De acordo com as duas empresas, havia grande sobreposição entre seus clientes. Assim, a adaptação dos aplicativos para o ambiente dos BlackBerrys foi uma decisão natural para as duas companhias. Há muitos clientes de ambas empresas usando os produtos das duas, agora vamos fazer a ponte entre esses serviços, afirma o diretor de Relações Comerciais para a América Latina da RIM, Oscar Castellano.

Outros dois fatores decisivos foram a crescente demanda de clientes corporativos por plataformas com maior mobilidade para funcionários ligados à força de venda das empresas - além de outros profissionais -, assim como o bom nível de segurança nessas comunicações e transmissões de dados. Nossa plataforma é muito segura, o que permite levar o sistema da Salesforce.com com mais mobilidade e total segurança aos clientes, afirma Castellano.

Apesar da parceria, porém, os BlackBerrys não serão vendidos já habilitados para uso do sistema da Salesforce.com. As empresas interessadas, portanto, terão de adquirir os aparelhos diretamente das operadoras, assim como o plano de dados para suportar o serviço. Só então entra em contato com a desenvolvedora de sistemas para assinar o serviço, que é pago por utilização, após a instalação de um software nos aparelhos.

Essa é outra vantagem, pois o usuário tem toda a flexibilidade de uma plataforma de internet, com as mesmas funcionalidades de um software corporativo comum, mas sem gastar com a aquisição da licença e pagando apenas pelo uso do serviço, explica o presidente da Salesforce.com para a América Latina e Caribe, Enrique Pérezyera.

A parceria, explica ele, não é exclusiva, embora tenha abrangência mundial. Não é uma parceria exclusiva porque a internet não é exclusiva. A diferença, porém, é que é uma aliança que faz muito sentido para as empresas e para o usuário, afirma Pérezyera.

O lançamento no Brasil, que deverá ocorrer em agosto para clientes, se justifica por o país ter a maior economia da região latino-americana. Segundo Pérezyera, atualmente, a Salesforce.com já trabalha com algumas companhias brasileiras, entre elas a Votorantim, a Icatu-Hartford e o Correio Braziliense.

De acordo com um levantamento promovido pela Salesforce.com, o uso de sistemas móveis como o seu em operações de vendas elevou em 52% as prospecções de clientes no primeiro ano de uso. Além disso, o aumento na receita dos clientes teve um incremento de 34% nesse período.

Por se tratar de uma plataforma de internet oferecida por meio de um celular, um dos objetivos da parceria entre as duas companhias é captar clientes entre empresas de pequeno e médio portes. Já fazemos isso em outros países da região, como no Equador. No Brasil, considerando o potencial econômico que tem, a possibilidade de negócios é ainda maior, explica o executivo da Salesforce.com.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG