#145;AE #146; orienta como se prevenir na crise - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Revista da #145;AE #146; orienta como se prevenir na crise

O agravamento da crise internacional sobre a economia brasileira aumenta as chances de o cidadão ser atingido em vários aspectos da vida financeira. Por isso, o poupador deve se antecipar.

Agência Estado |

"Disciplina será a palavra-chave em 2009, tanto no consumo como nas escolhas de investimento", afirma o consultor financeiro Gustavo Cerbasi.

Providências simples fazem diferença para cada frente de atenção do poupador, como investimentos, financiamento imobiliário, emprego e negócio próprio. Uma medida é organizar as finanças na ordem correta de prioridade - primeiro as dívidas, depois as despesas e, por fim, os investimentos.

A incerteza no mercado de trabalho exige reforço das reservas. "A poupança deve ser suficiente para enfrentar ou até superar 12 meses, porque a espera por recolocação na crise, tende a aumentar", diz o especialista em planejamento financeiro Fabiano Calil.

A edição de fevereiro da revista AE Investimentos, nas bancas a partir de quinta-feira, apresenta as vantagens e desvantagens da compra de renda vitalícia. Investidores na faixa dos 60 anos que disponham de valores a partir de R$ 300 mil, por exemplo, podem comprar uma renda mensal vitalícia de R$ 2 mil. A operação tem seus contras, como o preço, e seus prós, como garantir fluxo estável de renda na aposentadoria.

Outras possibilidades avaliadas são os CDBs - que, apesar da segurança, podem render abaixo do esperado se mal usados pelo poupador - e os imóveis no litoral. O leitor encontra também análises e perspectivas para a Bolsa, para os fundos e para o dólar. E ainda balanço dos principais erros dos investidores nos últimos meses, um roteiro para controle de dívidas e a visão de observadores, como o ex-banqueiro Charles Morris. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG