superar o obstáculo na OMC, diz Lamy - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Reuniões técnicas tentam superar o obstáculo na OMC, diz Lamy

O diretor geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Pascal Lamy, indicou nesta sexta-feira que ainda há técnicos discutindo a cláusula de salvaguarda que entravou as negociações da Rodada de Doha em Genebra.

AFP |

 

"Precisamos superar este obstáculo técnico sobre o qual paramos", repetiu em declarações a jornalistas, por ocasião da assinatura de um acordo com o governo suíço para a renovação e a ampliação da sede da OMC em Genebra.

"Não podemos jogar a toalha", insistiu, indicando que irá esta semana à Índia e, em seguida, provavelmente, aos EUA.

As negociações tropeçaram esta semana em Genebra sobre a adoção de uma cláusula de salvaguarda, destinada a proteger os países em desenvolvimento das enxurradas de importações.

As reuniões mais demoradas sobre os casos agrícolas e o acesso aos mercados dos produtos não-agrícolas (NAMA) podem ser retomadas este outono, "após 15 de setembro", indicou nesta sexta-feira uma fonte próxima à OMC.

"Parece praticamente impossível concluir as negociações antes do fim do ano. A idéia é continuar avançando para poder apresentar um pacote à nova administração americana, assim como à Índia após as eleições americanas do início de novembro", explicou à AFP um alto funcionário da OMC.

Leia também:


Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG