eleição triunfal do democrata Barack Obama como presidente dos Estados Unidos." /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Ressaca nas Bolsas asiáticas após a euforia Obama

Os mercados da Ásia voltaram a registrar fortes quedas nesta quinta-feira, seguindo a tendência de Wall Street, com a crise financeira mundial presente mais uma vez, depois da euforia gerada na véspera pela http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/11/05/obama_faz_primeiro_discurso_como_presidente_2096597.html target=_topeleição triunfal do democrata Barack Obama como presidente dos Estados Unidos.

AFP |

"Os investidores liquidaram suas ações. É como se tivessem acordado e percebido que a chegada de Barack Obama à Casa Branca não vai transformar tudo de um dia para outro", ironizou Lee Sun-Yup, analista da Goodmorning Shinhan Securities de Seul.

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão com queda de 6,53%, em conseqüência da valorização do iene em relação ao dólar e à baixa de Wall Street na quarta-feira.

O índice Nikkei perdeu 622,10 pontos, a 8.899,14 unidades. Nas duas sessões anteriores havia registrado alta de 11%.

Outros mercados asiáticos também sofreram com a ressaca: Seul desabou 7,56%, ignorando o anúncio das autoridades sobre a a criação de um fundo de 375 milhões de dólares para recuperar o mercado com a compra de ações.

Hong Kong registrou queda de 7,1% e a Bolsa de Xangai retrocedeu 2,44%. Além disso, Sydney perdeu 4,31%, Taipé 5,71% e a Nova Zelândia 1,59%.

Na quarta-feira, o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York fechou em baixa de 5,05% e a Nasdaq perdeu 5,53%, depois que a divulgação de novos indicadores lembraram que o presidente Obama enfrentará uma situação econômica muito ruim nos Estados Unidos.

Europa

Os mercados europeus seguem a tendência da Ásia nesta quinta e de Wall Street na véspera. As Bolsas da Europa abriram com fortes quedas, que chegavam a 2,62% em Londres, 3,04% em Paris e 1,26% em Frankfurt.

Leia mais sobre: bolsas asiáticas

Leia tudo sobre: bolsas asiáticaseleições nos eua

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG